Novidades

A automação como aliada para determinar as vantagens competitivas das indústrias

11.03.2019
Mercado

 

A vantagem competitiva pode ser descrita como um benefício adicional que uma empresa oferece em relação aos seus concorrentes. Na indústria, empresas com mais vantagens competitivas geralmente diferenciam-se pela qualidade adicional dos produtos e pela prática de preços competitivos em seu meio. Diante desses atributos, uma empresa só conseguirá ser competitiva se houver eficiência em seus processos de produção.

A maioria das indústrias apresenta gargalos de produção em áreas que concentram processos com grande variação, repetibilidade, ou nos casos em que o processo depende muito da intervenção humana. Nesses três exemplos, há grande tempo empregado, pouca padronização, produtividade abaixo dos níveis desejados, além dos atrasos que podem ser ocasionados pela ausência de funcionários.

É aí que a automação entra como uma grande aliada para a competitividade das indústrias. Entenda: Um processo automatizado leva em consideração basicamente os seguintes fatores: Padronização, aumento de produtividade, eliminação de erros do processo e diminuição da intervenção humana. Esse mix resulta na sonhada formula de maior produtividade com redução de custos. Além disso, há outros benefícios agregados, que envolvem a qualidade dos produtos, a padronização e a melhoria de condições de trabalho dos operadores.

A indústria 4.0 não opera com soluções prontas, ou seja, cada sistema automatizado é personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa. Os equipamentos são desenvolvidos e fabricados de modo a atender plenamente as necessidades, conferindo um payback rápido.

As indústrias brasileiras já têm percebido a importância de inserir-se nos conceitos inovadores da indústria 4.0, tanto que é cada vez maior o número de empresas que estão modernizando seus parques fabris, substituindo modelos de trabalho arcaicos por equipamentos automatizados.

Escrito por: Patrícia Zucco, Gerente de Mercado do Grupo Aumaq RS

Voltar