Novidades

Você sabe a importância da automação industrial para o administrador?

17.05.2018
Mercado

A Automação Industrial é um conjunto de conhecimentos, técnicas e tecnologias que se aplicam na área da produção industrial, utilizando-se de equipamentos de controle físicos (hardware) e programas lógicos de comando e controle (softwares), a fim de tornar processos de manufatura e/ou contínuos automáticos, buscando produção em escala, de forma estável e promovendo a segurança operacional.

Não podemos imaginar hoje produzir papel sem que a automação industrial esteja presente nas máquinas, pois sem o controle de todo o processo não conseguiríamos um grande ganho de escala produtiva, além de tornar o processo passível de interferência do operador, provocando riscos de acidentes e variabilidades de qualidade.

A automação industrial tal como conhecemos ela hoje é se suma importância para o administrador de uma planta industrial, uma vez que ela oferece o conceito básico da gestão, medir para controlar e promover a melhora contínua.

A automação industrial existe desde as primeiras plantas industriais, naturalmente passando por toda a evolução correlacionada a cada tempo ocorrido, desde os dispositivos mecânicos, a ar comprimido, eletrônicos, digitais, sem fio e o impacto da internet neste nosso mundo.

Importante considerar o impacto que a TI (Tecnologia da Informação) provocou no mundo da automação TA (Tecnologia da Automação), pois concomitante ao desenvolvimento tecnológico da TI a TA absorveu novas tecnologias.

O exemplo desta grande evolução as redes de comunicação que são tão comuns na TI já ocupam um espaço muito grande na área industrial, os sensores que estão conectados nas máquinas, por exemplo, lendo uma temperatura, já fazem parte de uma grande rede e não simplesmente indicam uma temperatura, mas são capazes de enviar informações para tomadas de decisões, que vão desde o operador local, até o diretor de planta para uma tomada de decisões, passando por um departamento de manutenção que gerencia esta informação na forma de ativo, até o setor de suprimentos controlando sua substituição e, tudo isso, on-line em tempo real, antes não imaginável sem o advento das tecnologias da informação.

Os grandes desafios industriais, produção em escala, baixo custo e segurança operacional, necessitam da automação industrial para dar suporte aos administradores executivos da planta, isso passa necessariamente pela nossa produtividade, tão falada nestes tempos de Brasil em crescimento, ou necessitando crescer como nunca.

Não podemos pensar na produção industrial, administrada para alta performance produtiva, sem a tecnologia da automação industrial presente nas nossas plantas produtivas, os investimentos em automação industrial tornam as plantas mais seguras, valorizando operadores que necessitam de treinamento de alta tecnologia, produzem mais e melhor, aumentando nossa competitividade e contribuindo para o crescimento econômico e social de nosso país.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/automacao-industrial-a-importancia-para-o-administrador/78407/

Administradores
Voltar